quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Temática: a identidade dos formandos

Ao iniciar os preparativos para uma formatura, o grupo de alunos precisa definir a temática que será utilizada para a confecção dos convites e que, possivelmente, também servirá como decoração na solenidade.

Porque escolher um tema? Ele serve como uma espécie de identidade da turma, a maneira como enxergam a profissão. Na maioria das vezes, a temática faz relação com os aprendizados da faculdade.

Como exemplo disto, temos a turma de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha, que se formará neste próximo sábado, que optou pela ideia mais clássica para representá-los: a deusa Têmis, da mitologia grega.

Têmis, considerada a deusa da justiça, era guardiã dos juramentos dos homens e da lei. Usa uma venda sobre os olhos como símbolo da imparcialidade. Carrega a espada de dois gumes, representando duas funções: o ataque e a defesa. Além disso, demonstra que é possível agir com firmeza e determinação, mesmo diante de situações de conflito. Em sua outra mão, carrega a balança, símbolo tradicional do equilíbrio e da justiça.


O ponto de partida para a escolha de um tema é o próprio símbolo do curso, ele desencadeará uma série de ideias que tenham relação com o seu significado, a maneira de agir do profissional, as estratégias utilizadas, entre outros aspectos que sejam relevantes para a busca do sucesso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário