quarta-feira, 12 de março de 2014

O Homem Vitruviano e a Fisioterapia

Os formandos de Fisioterapia da Faculdade da Serra Gaúcha escolheram a figura do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, para ilustrar seu convite. Mas, por quê? Vamos falar um pouquinho sobre o seu significado!

Tudo começou com o trabalho realizado pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, que apresentou um estudo matemático no século I a.C. Seu estudo descrevia as proporções ideais do corpo humano.
Este conceito de “homem perfeito” inspirou Leonardo da Vinci que, em 1490, criou o famoso desenho. Nele, foram representadas as proporções ideais do copo humano masculino, expressando o ideal clássico da beleza.
Observe que as posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferentes, inseridas em um círculo e um quadrado, ao mesmo tempo. A ideia da “divina proporção” se fundamenta em uma das leis que regem o equilíbrio dos corpos, a harmonia das formas e dos movimentos. Isto também se estendia ao Universo como um todo.



          Este conceito pode ser observado no mundo que nos cerca, quando achamos algo bonito, harmonioso... Significa que as formas obedecem a uma regra geométrica especial chamada proporção áurea. Resumindo: os estudos comprovam que todas as medidas têm uma proporção exata, podendo ser comprovada!
            Quer ver na prática? A altura do corpo humano é igual à largura dos braços abertos. A cabeça corresponde a 1/8 de sua altura total. A palma da mão equivale a 1/10 da altura do corpo. O pé representa 1/6 da altura do corpo e a face equivale a 1/10 da altura do corpo. Interessante, não?
           
Veja o resultado final deste convite lindo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário